terça-feira, 5 de outubro de 2010

PROJETO: Educação Ambiental dentro e fora da Escola

INTRODUÇÃO

Com a idéia de que o meio ambiente explorado de maneira errada poderá esgotar os recursos naturais. Surge, com isso, a urgente necessidade de passar a tratar os conteúdos ambientais sob o enfoque interdisciplinar dada à complexidade do meio. Com o intuito de contribuir com uma parcela mínima mais relevante para o meio decidimos desenvolver um projeto que envolvesse os alunos dos turnos matutino e vespertino da Escola Theodomira Lima ensinando-os a lidar com o meio em que vivemos e o que devemos fazermos para preservar o que ainda temos e como preservar principalmente o meio escolar.

JUSTIFICATIVA

A educação ambiental, partindo do ambiente escolar nos ajudará a construirmos um futuro com esperança, abrindo as portas a um maior conhecimento sobre o meio ambiente e o que devemos fazer para conservá-lo.

Certos de que a educação sozinha não será suficiente para mudar os rumos que vem destruindo nosso habitat, conscientes, porém que esse é o início para a sensibilização de parte da população e o despertar para lutar contra aquilo que provoca a destruição do meio do qual fazemos parte.

O projeto ressaltará um ponto principal como a conservação da escola no que se refere à área física e materiais. Devemos levar o aluno a CUIDAR para que assim a ação de EDUCAR seja efetivamente realizada, uma vez que o aluno ao vivenciar na prática os benefícios do meio conservado será sensibilizado para a necessidade de continuidade da preservação ambiental.

OBJETIVOS

ü Formar cidadãos conscientes da importância de se valorizar e defender o meio ambiente, partindo do nosso ambiente escolar;

ü Confeccionar cartazes que apelem sobre a preservação do espaço escolar;

ü Montar equipes de divulgações sobre a preservação do ambiente escolar;

ü Fazer a coleta seletiva de lixo, reciclagem;

PUBLICO ALVO: alunos e professores da escola Theodomira

MÍDIAS USADAS: TV e vídeo, computador (internet- pesquisas), jornais e revistas máquina fotográfica.

METODOLOGIA: O projeto será desenvolvido com os alunos dos turnos matutino e vespertino.

No primeiro momento haverá uma conversa informal dos professores com os alunos sobre o que eles acham do meio ambiente, e porque muitas coisas tristes vêm ocorrendo no mundo no que se diz respeito a questões ambientais.

No 2° momento: Os alunos assistirão a vídeos referentes à destruição de várias escolas (quebra de carteiras, paredes riscadas, lixos no chão, etc.)

No 3º momento: Os mesmos alunos serão instigados a assistir telejornais, a pesquisar na Internet, e em revistas e jornais sobre a destruição do meio ambiente como um todo. Tirar fotos de casos reais existentes na cidade.

No 4º momento: Faremos um debate sobre tudo que foi lido e pesquisado, sobre o vídeo assistido e analisaremos as fotos tiradas para serem postas em exposição;

No 5º momento: Serão formadas equipes para produção de cartazes sobre a preservação do meio ambiente e da escola e para a divulgação do projeto para a comunidade escolar;

No 6º momento Serão colocadas caixas seletoras de lixo (papel, plástico) confeccionado pelos próprios alunos com material reciclável;

No 7º momento: Serão selecionados voluntários para que durante o recreio fiquem organizando e orientando os colegas para não jogarem lixo no chão;

Algumas etapas dessa metodologia ocorrerão durante todo o ano sendo modificadas apenas as equipes de trabalho.

TEMPO PREVISTO: O Projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo.

RESULTADO ESPERADO: Conscientização dos alunos sobre a preservação do meio e melhora significativa do ambiente escolar.

CRITERIOS DE AVALIAÇÃO: A avaliação se dará através do esforço dos alunos em buscar melhorar o aspecto do ambiente escolar e em conscientizar toda a comunidade escolar sobre a preservação do meio escolar e do meio como um todo.